Bombeiros Voluntários recepcionam os atletas do Joinville Vôlei

A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra” recebeu o apoio do Joinville Vôlei, equipe que vai disputar a Superliga Masculina 2025/26 a partir de outubro. Atletas, equipe técnica, dirigentes e o presidente, o bicampeão olímpico Giovane Gávio participaram de uma ação com integrantes do Programa Bombeiro Mirim na Unidade Central dos Bombeiros Voluntários de Joinville, nesta quarta, 24 de setembro. O evento teve a participação do prefeito Adriano Silva e do secretário Municipal de Esportes, Douglas Korbes Steffen.

Interação com os bombeiros e os mirins buscou apoio para a campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”

O propósito foi apresentar a campanha e o próprio Programa, que completou 41 anos de atividades em agosto passado, uma iniciativa que se assemelha, quanto ao viés educativo, com o projeto social Novos Ventos mantido pelo Joinville Vôlei.

A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”, lançada em maio deste ano, mobiliza a comunidade para doação em favor da restauração do prédio histórico e reforma da escola, uma das mais antigas do Estado, para lá instalar a sede do Programa Bombeiro Mirim.

A meta da campanha é arrecadar R$ 4 milhões. O fundo terá apoio de emendas de parlamentares federais e estaduais. A previsão de conclusão da reforma e revitalização é final de 2026. O complexo, que está desativado desde 2013, foi cedido para os Bombeiros Voluntários pelo Executivo Municipal.

Durante a visita, os atletas conheceram a estrutura da instituição, entenderam de perto o trabalho bombeiril e participaram de atividades ao lado de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social dos Bombeiros. Entre as dinâmicas, participaram de um mini-jogo de vôlei e brincadeiras que simulavam o cotidiano da corporação, como a disputa para ver quem conseguia conectar mais rápido as mangueiras ao caminhão-tanque e iniciar uma operação de combate a incêndio.

Jogadores foram desafiados a vestir a roupa de combate a incêndio e lançamento de mangueira

Incentivo ao modelo – Na recepção ao grupo, o presidente dos Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi resgatou a história da corporação e destacou os indicadores, como as mais de 11 mil ocorrências atendidas em 2024, as horas de serviço voluntário, o tempo de resposta a um chamado de emergência e o Selo de Melhores Ongs concedido pelo Instituto Doar. Além do presidente, participaram do evento José Meinert, diretor financeiro, e Marcos Krelling, diretor administrativo da entidade.

“É uma grande alegria receber aqui hoje o Joinville Vôlei nos Bombeiros Voluntários, duas instituições que levam o nome de Joinville Brasil afora. Essa integração entre nossos alunos do programa de bombeiros Mirins com os atletas do Joinville Vôlei é motivo de orgulho e da qual esperamos colher grandes frutos dessa parceria”, completou Luciano Mendonça, diretor executivo dos Bombeiros.

“Muito feliz em poder conhecer de perto a história do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, uma instituição centenária que cumpriu e cumpre o seu papel de forma brilhante no cuidado ao cidadão de Joinville e região. Para nós é uma grande satisfação estar aqui e poder ajudar, de alguma forma, na campanha de resgate da Escola Conselheiro Mafra. Esse também é o nosso papel, nos sentirmos úteis para a transformação da sociedade”, destacou Giovane.

O prefeito Adriano Silva, por sua vez, contou aos atletas sobre a sua experiência como bombeiro voluntário e ex-coordenador do Programa Bombeiro Mirim e comparou a transformação na vivência das crianças e adolescentes provocada tanto pelo Programa Bombeiro Mirim quanto o projeto social Novos Ventos mantido pelo Joinville Vôlei com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. “A gente vê a transformação na vida de cada um, a elevação da autoestima”, disse.

O bombeiro mirim Rafael Calegari Descher, de 17 anos, há 8 anos na corporação, ficou animado com a visita. “Pra mim, essa visita do time do Joinville Vôlei foi um momento muito feliz e alegre. As palavras do Giovane e do prefeito Adriano sobre os projetos em andamento foram lindas e vão transformar a nossa cidade. São pessoas que inspiram pessoas e isso me tocou de verdade.”

Como doar – Para resgatar o Colégio Conselheiro Mafra, os Bombeiros Voluntários aceitam doações exclusivamente pelo portal www.conselheiromafra.org.br/doe . As contribuições poderão ser feitas por cartão de crédito ou PIX. O site, uma das principais ferramentas da campanha, traz atualização constante das informações sobre o projeto, estágio das obras, montante arrecadado e outros indicadores de transparência.

A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra” é assinada pela Hover Leads, agência que atua no mercado de Joinville há mais de cinco anos, e parceira do CBVJ há quatro, além de parceria da Univille por meio do Centro Memorial e Laboratório de História Oral do Departamento de História.  Os veículos de comunicação NDTV Record Joinville, NSC TV Joinville e SBT SCC também apoiam a campanha.

Sobre o Programa Bombeiro Mirim – Uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville com mais de 40 anos de atuação na formação de crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos unindo conhecimento técnico, disciplina e cidadania.

Atualmente, atende 200 jovens divididos em sete grupamentos conforme a idade, com atividades quinzenais aos sábados e acompanhamento por instrutores bombeiros, equipe técnica e voluntários.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

LEIA TAMBÉM: