A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra” recebeu a primeira contribuição coletiva de uma entidade. O grupo empresarial Movimento 47 (MOV47) entregou nesta quarta (28 de maio) um cheque simbólico no valor de R$ 67,5 mil que representa a contribuição de empresas e integrantes da agremiação.
A campanha, lançada em meados de abril pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, tem como propósito arrecadar R$ 4 milhões para custear a restauração do prédio histórico (tombado pelo patrimônio do município em 2024) do Colégio Conselheiro Mafra e reforma das demais dependências do complexo para abrigar a sede do Programa Bombeiro Mirim. As instalações, pertencentes ao município, foram cedidas por meio de termo de cessão de uso para a Associação pela Câmara de Vereadores, em 2023, após acatar projeto de lei de autoria do Executivo municipal.
O grupo foi recepcionado pelo presidente dos Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi; integrantes da diretoria, comando; Isaías Pond Bezerra e Andrea Grossenbacher, coordenadores operacional e administrativo do Programa Bombeiro Mirim, respectivamente, além dos mirins Arthur Coletti de Miranda e Dimitri Augusto Mund Haensch. Pelo MOV47, participaram do encontro o presidente, Jonas Tilp, Kelma Cristina de Sousa Araújo e Rodrigo Thomazi.
Ao agradecer a contribuição, Moacir Thomazi fez um apanhado do Programa e do projeto “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”. Ele observou que a demanda por vagas no Programa Bombeiro Mirim – que hoje atende 200 crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos – é muito maior que a capacidade de acolhimento na atual estrutura da corporação. “Hoje, são duas salas de aula; no Conselheiro Mafra, serão oito”, exemplifica. “Queremos devolver àquele espaço o papel que foi atribuído desde a sua construção, o da educação de crianças e jovens.”
Já a coordenadora administrativa do Programa Bombeiro Mirim, Andrea Grossenbacher, reforçou que o objetivo é transformar o espaço em um centro de contraturno educativo e profissionalizante, com oficinas técnicas, projeto de vida, apoio psicológico e preparação para o mercado de trabalho. “A nova estrutura permitirá ampliar o impacto social do Programa, oferecendo mais oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade e baixa renda, fortalecendo seu papel como instrumento de formação cidadã e prevenção social em Joinville”, diz.
Sobre – A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra” é assinada pela Hover Leads, agência que atua no mercado de Joinville há mais de cinco anos e parceira do CBVJ há quatro. Também tem apoio da Rede SCC SBT e Grupo ND Joinville. Outra parceria é da Universidade da Região de Joinville – Univille por meio do Centro Memorial e Laboratório de História Oral do Departamento de História.