O Programa Bombeiro Mirim, dos Bombeiros Voluntários de Joinville, vai ocupar um dos espaços expositivos do Shopping Mueller Joinville, no térreo, para divulgar a campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”. A ação vai ocorrer em duas oportunidades: dias 8 e 9 de agosto e dias 27 e 28 de setembro, das 10h às 22h. Para a interação com o público, os mirins, aspirantes e instrutores vão montar um estande com equipamentos e uniformes que utilizam nas aulas e treinamentos, e até um veículo da corporação.
Atividade vai reforçar campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”
“Vamos usar esse espaço cedido pelo Shopping Mueller para nos aproximar ainda mais da comunidade e conscientizar sobre a importância da contribuição das pessoas para o projeto de reforma e restauração do complexo do antigo Colégio Conselheiro Mafra, a futura sede do Bombeiro Mirim”, diz a coordenadora administrativa do Programa, Andrea Grossenbacher.
Ela se refere às instalações do antigo Colégio Conselheiro Mafra, desativado desde 2012, e que foram cedidas para os Bombeiros Voluntários de Joinville em dezembro de 2023 por meio de projeto de lei do Executivo Municipal. Desde então, a entidade busca recursos para restaurar o prédio histórico e reformar as demais dependências (ginásio de esportes, refeitório, auditório e outros). Em abril deste ano, os Bombeiros Voluntários lançaram campanha para arrecadar recursos por meio de doações da comunidade.
Segundo Andrea Grossenbacher, o objetivo é transformar o espaço em um centro de contraturno educativo e profissionalizante, com oficinas técnicas, projeto de vida, apoio psicológico e preparação para o mercado de trabalho. “ A nova estrutura permitirá ampliar o impacto social do Programa, oferecendo mais oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade e baixa renda, fortalecendo seu papel como instrumento de formação cidadã e prevenção social em Joinville”, diz.
Resgate o Conselheiro Mafra – A campanha em favor da restauração do prédio histórico e reforma do Colégio Conselheiro Mafra prevê arrecadar de R$ 4 milhões. O fundo terá apoio de emendas de parlamentares federais e estaduais. A previsão de conclusão da reforma e revitalização é final de 2026.
O Colégio Conselheiro Mafra tem relevante papel na história da educação em Joinville e Estado. Foi criado em 1858 como Escola do Padre Carlos, líder religioso da Colônia Dona Francisca; em 1906, passa para a municipalidade e se transforma em Colégio Joinville, sob a orientação de Orestes Guimarães; cinco anos depois, em 1911, passa a se chamar Grupo Escolar Conselheiro Mafra, primeiro do gênero no Estado ensinando em português, humanidades e buscando ensinar os idiomas alemão, francês e italiano. O sucesso do projeto de reforma liderado por Orestes Guimarães impulsionou a reforma no ensino no Estado, quando o governo criou então a Inspetoria de Ensino dando origem a diversos grupos escolares em Santa Catarina.
Como doar – Para resgatar o Colégio Conselheiro Mafra, os Bombeiros Voluntários aceitam doações exclusivamente pelo portal www.conselheiromafra.org.br/doe . As contribuições poderão ser feitas por cartão de crédito ou PIX. O site, uma das principais ferramentas da campanha, traz atualização constante das informações sobre o projeto, estágio das obras,montante arrecadado e outros indicadores de transparência.
“Por meio desse canal, a comunidade terá condições de acompanhar as ações, se colocando como protagonista em todas as fases”, observa o diretor executivo da Associação, Luciano Mendonça Seiler, que fez parte do primeiro grupamento do Programa Bombeiro Mirim há 40 anos.
A campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra” é assinada pela Hover Leads, agência que atua no mercado de Joinville há mais de cinco anos, e parceira do CBVJ há quatro, além de parceria da Univille por meio do Centro Memorial e Laboratório de História Oral do Departamento de História. Os veículos de comunicação NDTV Record Joinville, NSC TV Joinville e SBT SCC também apoiam a campanha.
Sobre o Programa Bombeiro Mirim – Uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville com mais de 40 anos de atuação na formação de crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos unindo conhecimento técnico, disciplina e cidadania.
Atualmente, atende 200 jovens divididos em sete grupamentos conforme a idade, com atividades quinzenais aos sábados e acompanhamento por instrutores bombeiros, equipe técnica e voluntários.
O programa oferece oficinas práticas em:
- Primeiros socorros e/ou atendimento pré-hospitalar;
- Prevenção a acidentes;
- Combate a incêndio;
- Noções de diversos resgates técnicos.